PRINCÍPIOS PSICOPEDAGÓGICOS

A comunidade escolar do estabelecimento de Ensino Pedro Domingos Cabral, acredita que na construção do conhecimento pelo individuo, estão presentes aspectos interno externo a ele e que é no âmbito dessas estruturas que o sujeito constrói o conhecimento e, portanto aprende.
Nesse contexto, o conhecimento é construído pelo individuo. Num processo que constitui a dinâmica do saber, ao longo de sua historia de vida, na interação no meio em que vive e com as pessoas com as quais convive na família, no bairro, na comunidade, na escola, na igreja, nos clubes, etc.
O sujeito é visto como um ser ativo que, sobre o objetivo do conhecimento, no seu meio, interage socialmente e sofre as influencias dos mesmos, ao mesmo tempo em que interioriza vários conhecimentos a partir da sua ação.
Dentro destas perspectivas, o sujeito também é visto como um individuo que traz conhecimentos decorrentes de suas estrutura cognitivas e de suas aprendizagens e experiências vividas, assim como também os recebe do meio ambiente. E é nessa interação interpsíticas (dentro de si próprio) e inter-idéias (com o meio e os outros) que os conhecimentos ou aprendizagens são construídos.
Sendo assim, o individuo vai formando o seu intelecto aos poucos, interagindo com o mundo, tornando-se cada vez mais autônomo, construindo e buscando o conhecimento dentro do seu ritmo, seu interesse, suas necessidades e possibilidades.
Os objetivos de conhecimentos trabalhados na escola – o saber escolar- são
Resultados da cultura elaborada cientificamente pela humanidade e considerados relevantes na formação dos alunos. Sendo assim, o sujeito age sobre objetivo e o meio numa interação marcada por trocas recíprocas com e entre ambos.