quinta-feira, 11 de março de 2010

ASPECTOS HISTÓRICOS



A Escola Pedro Domingos Cabral, iniciou suas atividades em 01 de março de 1993, sendo sede legalizada pela portaria Nº 185 de 04 de julho de 1995.
A referida escola foi criada para atender aos alunos do SOME - Sistema de Organização Modular de Ensino, que naquele momento não tinha local próprio, e este setor ficana centralizado, atendendo aos alunos dos diversos setores. Este estabelecimento sediou o ensino médio até o ano de 1999, a partir desta data o curso transferiou-se para outro local. Devido ao fato de que o ensino médio naquela momento só possuía três turmas no noturno, durante o dia atendia à educação infantil e ensino fundamental de 1ª a 4ª série.
Pedro Domingos Cabral, nasceu na cidade de Jadaia - Goiás no dia 29 de junho de 1908, filho de Avelino Domingos Cabral e Luiz Ferreira Cabral. Vindo a falecer aos 69 anos vítima de um ataque acardíaco.
Na junventude serviu o exerdito por dois anos. Tabalhou como carpinteiro, garimpeiro e comerciante, porém se realizou como produtor de café na cidade de Iporá - Goiás. Pedro Domingos Cabral casou-se por duas vezes e teve 11 filhos, 02 mulheres e 09 homens, um deles Jeronimo Cabral na época prefeito de Ourilandia do Norte que lhe homenagiou dando o nome a esta escola.
A escola Pedro Domingos Cabral, funciona hoje numa área construida de 415 m² (quatrocentos e quinze metros quadrados). possui 06 (seis) salas de aulas, sendo que 01(uma) destina-se no momento ao laboratório de informática, sala de dição, sala de professores, 01(uma) cozinha, despensa e 03 (três) banheiros com 05 (cinco) sanitários.
Atualmente a escola encontra-se sob a direção de Arlete Alves de Carvalho, e na supervisão da Milvana Perreira Quintino, e orientação de Adriene Lima de Oliveira, com o intuito de desenvolver um trabalho voltado para o formação do homem e sua totalidade.
A escola atende 75 alunos da rede de ensino infántil e 295 alunos do ensino fundamental de 1º ao 5º ano formando um total de 381 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário